Belo monte
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – 3ºC
GESTÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – PROFª: SÔNIA REGINA PEREIRA
BRUNO BARROZO LUTTERBACH
DIEGO CAROLINO DOS SANTOS
LEONARDO TIAGO DOS SANTOS
-------------------------------------------------
Empresa Agressiva – Norte Energia (Hidrelétrica Belo Monte)
INTRODUÇÃO
Há algumas décadas percebeu-se que preservar a natureza significa também preservar a própria vida humana no planeta Terra, porque fazemos parte de todo esse sistema.
Visto isso, hoje a gestão ambiental engloba todas as áreas da sociedade moderna, que devem atuar em conjunto para combater a degradação do meio ambiente, dessa forma contribuindo para a manutenção da própria vida.
Logo, essa ação não poderia ser diferente nas empresas, visto que elas servem para produzir bens e serviços que satisfazem as necessidades de toda a sociedade.
Portanto, o presente trabalho tem o propósito de mostrar os principais conflitos socioambientais do projeto de construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, sudoeste do estado do Pará.
DESENVOLVIMENTO
Não é de hoje que os olhares estão voltados para a região da cidade de Altamira.
O projeto de construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte surgiu há mais de trinta anos, ainda no período de ditadura militar, e foi engavetado em 1989, sob pressões de grupos indígenas liderados pelo cacique Raoni e o cantor Sting, ex-vocalista da banda “The Police”.
Todavia, muitos afirmam que o consumo de energia sobe junto com o do PIB. Em 2010, por exemplo, foram 7,5% de crescimento no PIB e 7,8% no do consumo de eletricidade. Fato é que, sem energia, o país não cresce. Logo, por esse ponto de vista, a usina de Belo Monte é uma necessidade. Mas para alguns a construção da usina é uma atrocidade.
A empresa responsável pela construção da hidrelétrica é a Norte Energia S.A, é composta por empresas estatais e privadas do setor elétrico, fundos de