Belo Monte
Este trabalho tem como objetivo geral falar, sobre o funcionamento geral de hidrelétricas, sobre os assuntos polêmicos da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, localizada no estado do Pará, e mostrar as diferenças entre o projeto antigo e o atual. Tem como objetivo específico projetar os benefícios que ela trará e citar os possíveis problemas socioeconômicos e os impactos ambientais causados pela obra.
2. Revisão Bibliográfica
2.1. Usinas Hidrelétricas
A primeira hidrelétrica do mundo foi construída no final do século XIX junto às quedas d’água das Cataratas do Niágara. Até então, a energia hidráulica da região tinha sido utilizada apenas para a produção de energia mecânica.
Para ser construída, uma usina hidrelétrica precisa ter um espaço geográfico favorável: um planalto com quedas d’água para ser construída a barragem e aproveitar a energia potencial das águas desta, portanto, uma hidrelétrica não pode ser construída em qualquer condição sem que seja considerado esse argumento.
Barragem é uma obra de engenharia com o objetivo de reter água para determinados fins, criando, artificialmente um desnível local
Fig. 1 Barragem de Itaipu.
Disponível em: http://www.gostodeler.com.br/images/155/turismo/itaipu01.jpg
Nas usinas hidrelétricas, a água do lago (ou reservatório) formado pelo fechamento da barragem é transportada por canais, túneis e/ou condutos metálicos até a casa de força, onde passa por uma turbina hidráulica acoplada a um gerador, no qual a potência mecânica é transformada em potência elétrica; depois de passar pela turbina, a água retorna ao leito natural do rio. A energia é conduzida por cabos ou barras condutoras dos terminais do gerador até o transformador elevador, no qual sua voltagem é elevada para permitir a condução, pelas linhas de transmissão, até os centros consumidores, onde, por meio de transformadores abaixadores, o nível da voltagem é levado aos níveis indicados para utilização.
Fig. 2.