Belo Horizonte
Clima
Vegetação
Relevo
Hidrografia
Aspectos Humanos:
Ocupação do território
Atividades econômicas
População
Aspectos Culturais:
Pontos turísticos
Culinária
Manifestações religiosas
Festas populares
Aspectos Físicos
Clima:
O clima de Belo Horizonte é classificado como tropical com estação seca. A cidade apresenta temperaturas médias acima de 18 °C no mês mais frio, e acima de 22 °C no mês mais quente, especialmente nos últimos anos, devido ao efeito da urbanização e às alterações na circulação das massas de ar frio, que, durante o inverno, têm sido fortemente bloqueadas pela alta pressão da massa de ar seco, predominante nessa época do ano. O inverno é bastante seco e o verão quente e chuvoso.
Vegetação:
Atualmente Belo Horizonte preserva pouco de sua vegetação original e, como ocorre em toda a região metropolitana, grande parte dos ambientes naturais foram extensamente modificados pelo homem. O desmatamento muito está colaborando com a destruição da Mata Atlântica de Belo Horizonte, bioma onde a cidade está localizada. Entretanto há bastantes parques, áreas preservadas e reservas naturais. A capital mineira possui o dobro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de áreas verdes, e o Belo Horizonte ainda é uma das capitais mais arborizadas do país (Com muita vegetação).
Relevo:
O domínio do Complexo Belo Horizonte integra a unidade geomorfológica denominada Depressão de Belo Horizonte, que representa cerca de 70% do território da capital mineira e tem sua área de maior expressão ao norte da calha do Ribeirão Arrudas. O domínio das sequências metassedimentares tem sua área de ocorrência a sul da calha do Ribeirão Arrudas, constituindo cerca de 30% do território de Belo Horizonte. As características deste domínio são as diversidades litológicas e o relevo acidentado que encontra expressão máxima na Serra do Curral, limite sul do município. Engloba uma sucessão de camadas de rochas de composição