Belle Époque
Belle Epoque - Edwardian Era
La Belle Époque foi um luxuoso período que começou em meados do século 19 e terminou em 1914, quando se deu início a Primeira Guerra Mundial. A bela época foi marcada pelo glamour e ostentação, assim como pelos grandes bailes e jantares. Paris, a cidade luz, era o maior símbolo do estilo de vida desse momento. O cinema, os cabarés e o cancan haviam acabado de surgir. Os climas intelectuais e artísticos estavam em ascensão.
No Brasil, La Belle Époque Brasileira, ou Belle Époque Tropical, foi caracterizada pela queda do Império e a proclamação da República. Teve início em 1889 e se estendeu até 1922.
Em 1901 Edward VII, filho da Rainha Victoria, se torna rei, começa a Era Eduardiana (1901-1913), ao mesmo tempo, na França começa uma época de efervescência cultural, essa época é chamada de Belle Époque (1890 – 1914).
A Belle Epoque e a moda Eduaradiana eram contemporâneas e bastante semelhantes, mas uma acontecia na França e outra na Inglaterra. Considera-se o início da Belle Époque meados década de 1890. Edward só toma posse em 1901. França e Inglaterra eram os dois pólos lançadores das moda que eram copiadas pelos países do ocidente. A moda deste período é marcado pelo luxo e beleza das roupas, grandes chapéus elaborados, muitas plumas e bordados. O rei é conhecido por seus apetites, amantes, extravagâncias e excessos, o oposto do recato e moralidade de sua mãe. Foram épocas de ostentação e extravagância.
Na França, a Belle Epoque foi uma era de lindas roupas e luxo para um grupo seleto de pessoas: os muito ricos e os privilegiados de nascença. A França estava em paz, novas invenções facilitavam a vida diária: avião, bicicleta, telefone; cultualmente os cabarés, o cancan, óperas e livrarias divertiam as pessoas e as artes do momento eram a arte impressionista e a arte noveau exportadas para o mundo, arte esta que valorizava curvas de plantas e animais, inspirando arquitetura e o mobiliário. Toda essa alegria e