/belico
Aliás, faz um tempinho que uma pessoa querida apareceu aqui no blog dizendo que tinha feito uma cirurgia na boca e precisava de comidas pastosas, tipo esta. Então eu vim prestar um socorro muito eficiente, agora que ela já deve estar mais do que bem recuperada – mas poderá se preparar para a próxima, rsrs!
Você que tem uma criancinha banguela e faminta em casa, aproveite! O purê de batatas pode servir como base para aquelas papinhas em que você tenta aproveitar a mesma comida dos adultos, para facilitar as coisas. Misture o feijão, uma carninha bem desfiada, legumes amassadinhos… Só não se esqueça de elaborar uma refeição balanceada. Além do carboidrato (no caso, a batata), seu bebê precisa de proteínas, vitaminas e tudo aquilo que o pediatra deve ter recomendado. (Caramba! Papinha é um “prato único“, agora que me dei conta disso, rsrs! Já posso ser mãe!!)
Receita de Purê de Batata
Ingredientes:
1 kg de batatas
4 colheres de manteiga (você vai decidir no futuro se vai continuar usando esta quantidade)
1 xícara de leite (na verdade esta medida pode variar entre 1/2 xícara e 1 xícara mais um pouco. Vou explicar a função do leite e você decide quanto vai usar)
Sal a gosto (eu sei que muita gente odeia esse negócio de “a gosto” ou “o quanto baste”, mas às vezes não se tem escolha senão pedir para você ir provando para ver se está “ao seu gosto”! Tá bom, vai! Comece com uma colher de chá e vá acertando a medida do sal.)
Pimenta do reino branca e/ou noz moscada ( é opcional! Use, de preferência, moídas na hora. A quantidade você já sabe como descobrir – acabei de dar o link -, mas comece com bem pouco, o suficiente para olhar por cima e dizer que colocou. Entende? A noz moscada é menos ainda do que a pimenta. Ela só tem que constar lá, apenas “um cheiro” – estou ficando cada vez mais subjetiva,