beleza
TECIDO EPITELIAL - O tecido epitelial é uma lâmina formada por uma camada celular que reveste toda superfície externa e interna do organismo. Enquanto a epiderme é um exemplo de revestimento externo da superfície do corpo, o mesotélio reveste as cavidades e o endotélio reveste o coração, vasos sanguíneos e linfáticos. Embora os nomes sejam diferentes, todos os epitélios são caracterizados por células intimamente ligadas que exibem especializações de membranas chamadas junções celulares.
A primeira característica levada em conta para classificação dos diversos epitélios é o numero de camadas celulares. Enquanto alguns são formados por única camada, muitos exibem várias. O segundo critério é a característica de suas células mais superficiais. Comum a todos os epitélios é o fato de serem avasculares, ou seja, não apresentam capilares e dependem exclusivamente da camada conjuntiva subjacente para receberem nutrientes, oxigênio, sinalizadores químicos e exportarem metabólitos. Desta forma, a comunicação entre o epitélio e o tecido subjacente é de suma importância e se dá através da lâmina basal.
Classificação dos epitélios - Quanto ao número de células os epitélios são classificados em simples quando exibem apenas uma camada celular,estratificados, quando exibem duas ou mais camadas celulares, e pseudoestratificado, quando exibem apenas uma camada, como o simples, porém suas células apresentam alturas distintas dando a impressão de mais de uma camada.
O epitélio pavimentoso ou escamoso simples é constituído por única camada de células planas, semelhantes às escamas.
Figura 1 - Tipos de epitélio
Fonte: Wikimedia Commons (2006a)
Pelo fato das células serem planas, elas exibem pouco volume citoplasmático, tornado difícil sua visualização no microscópio óptico. São exemplos deste epitélio o revestimento interno dos túbulos renais, os mesotélios das cavidades corporais e o endotélio que reveste os vasos sanguíneos.
Semelhante ao