beleza americANA gestalt
No existencialismo, o conceito de liberdade é a capacidade de posicionamento diante de opções e determinações. Ou seja, todo homem é livre. Lester tem essa capacidade de posicionamento diante das opções e determinações, portanto, ele é livre. Ele pondo em prática ou não essa capacidade de posicionamento ele continua sendo livre. O fato de no inicio do filme ele não se posicionar, já é um posicionamento. Lester foi, é e continuará sendo livre até sua morte chegar.
Já o tédio, é o não estar sendo autêntico. O fator tédio é quando nada está acontecendo em sua vida. No inicio do filme, quando Lester diz que o auge do seu dia é quando ele se masturba no banho, podemos constar que ele é consciente de seu tédio. Nada acontece em sua vida além da entediante rotina do dia a dia.
Lester utiliza de sua capacidade de posicionamento diante de opções e determinações, ou seja, de sua liberdade, para sair do tédio. Alguns exemplos são: pedir demissão, se impor com sua mulher e filha, passar a malhar, e etc.
2. A partir da ideia de ajustamento criativo, o que podemos refletir sobre a vida de Ricky?
O ajustamento criativo é o agir no meio levando em consideração as potencialidades e limitações do mesmo. Temos um ajuste criativo quando o organismo não vive em mal estar, há um equilíbrio.
Ricky, evidentemente, obteve um ajustamento criativo em sua vida. Ele se adaptou as circunstâncias. Há um funcionamento sadio já que o processo dinâmico e ativo de interação entre o meio e o indivíduo está agindo da melhor forma possível para poder solucionar situações de conflito. Ricky, apesar de estar em uma situação opressora, consegue viver bem e sem mal estar. Diferentemente de sua mãe que apresenta sintomas patológicos (sintomática).
3. A partir da teoria organísmica de Goldstein, como podemos pensar a mudança de Lester?
Nosso organismo é um sistema onde corpo e mente não se