Beisebol
Origem do país praticado: O jogo foi criado nos Estados Unidos em 1839. Porém, as regras foram feitas em 1845, pelo norte-americano Alexander Cartwright. O primeiro jogo oficial foi disputado em 19 de junho de 1846, na cidade de Nova Iorque.
Contexto histórico: Esporte Olímpico desde Barcelona, o Beisebol tem suas raízes na Inglaterra, originado do cricket ou do Rounders inglês, antes de 1700. Folcloricamente credita-se sua origem a Abner Doubleday, em Nova York, cem anos depois. Estudos de Pizzomo apontaram os pioneiros, como meninos norte americanos que jogavam com bolas de cricket, e bastão em forma de bat, utilizando como "base" duas estacas de 1,25 metros de altura e, efetuando-se out quando o rebatedor era atingido pela bola lançada por um defensor. Não há precisão de datas, mas este fato deve ter ocorrido entre 1.800 a 1.835, marcando o início deste desporto.
Em 1846, foram rascunhadas as regras que regeriam o esporte: nove jogadores "titulares" por time e as quatro bases para percorrer. Mas até 1857, o jogo era limitado em 21 pontos, mudando para 9 innings. Um ano depois nasceu a primeira liga organizada, a National Association of Baseball Players. O profissionalismo nasceu em 1870 e ajudou muito na difusão do esporte. Deste modo, a liga mudou de nome para National League of Profissional Base Ball Clubs. Depois de 1901, a American League se declarou uma liga maior, que abrangeria os campeões da liga Americana e da Nacional. Em 1933 foi criado o All Star Game.
O beisebol então foi levado ao Japão e demais países asiáticos, e chegou em São Paulo através de funcionários norte-americanos de empresas como a Light, a Companhia Telefônica, o Frigorífico Armour e do Consulado dos Estados Unidos. Como era disputado apenas como forma de lazer, foi com a imigração japonesa que o beisebol brasileiro se desenvolveu. Foram criadas ligas (como a Noroeste, Paulista e Sorocabana), ligadas pela ferrovia do café.
Em 24 de setembro de 1946 surgiu a