Behiavioriamo e Humanismo
372 palavras
2 páginas
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I Tarefa 2
TEMA: Relação Behaviorismo/Humanismo
Faça um paralelo das abordagens behaviorista e humanista, destacando os seguintes pontos:
a) O papel do sujeito e do mundo na construção do conhecimento.
b) O objetivo da escola.
c) O desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.
d) O papel do professor e do aluno.
e) Os mecanismos de avaliação.
As cinco questões devem estar organizadas em um único texto, em formato acadêmico (normas da ABNT) e ter de 2 a 3 páginas.
Valor da Avaliação: 17 pontos.
Prazo: 31 de outubro a 17 de novembro.
No Behaviorismo o homem não é visto como agente, como ser ativo, capaz de imprimir direção a suas ações, a sua vida. Isto é, que o homem não é visto como sujeito. Ao contrário, seria ele objeto do controle do ambiente, e a sociedade, teriam como características básicas a disciplina, a ordem, o controle, a previsibilidade.
A grande divergência com o Humanismo que não aceita a idéia do ser humano como máquina ou animal, sujeitos aos processos de condicionamento. Concebendo o homem como fundamentalmente bom e curioso, que precisa de ajuda para evoluir.
No que diz respeito á educação no humanismo aparece como um movimento que implica uma filosofia da educação, uma teoria da aprendizagem, uma prática baseada em pesquisas, uma ação política. Ação política, no sentido de que, para desenvolver-se uma educação centrada na pessoa, é preciso que as estruturas da instituição escola mudem.
Rogers prioriza o indivíduo enquanto pessoa, valorizando a auto- realização, seu crescimento pessoal. Do ponto de vista da educação valoriza o educando como um todo, considerando seus pensamentos e ações e não apenas seu intelecto. O papel do docente é de certa forma ter um olhar sensível, para o aluno, e assim ensinar e conduzir de forma rigorosa mas afetiva, buscando dar sentido do novo.
Watson por sua vez, afirma que no behaviorismo