Behaviorismo
O termo behaviorismo vem do inglês behavior, comportamento. Em português, podemos dizer tanto behaviorismo como comportamentalismo.
O comportamentalismo define a psicologia como a ciência que estuda o comportamento. Autores como Pavlov, Watson B.F skinner,deram grandes contribuições para o desenvolvimento desta abordagem da psicologia.
Pavlov estudava o comportamento de salivação de cães. Em seu laboratório de pesquisa, ele criou um experimento que o tornou mundialmente famoso: Toda vez que ele dava comida ao cão ele tocava uma sineta. Depois de certo tempo, apenas tocando a sineta, o cão salivava. Ou seja, ele provou o condicionamento animal, que explica a causa de certas fobias em humanos.
Skinner aprofundou as pesquisas da área, inaugurando o que chamou de behaviorismo radical. Fazendo uso também de experimentos com animais, ele desenvolveu o conceito de condionamento operante.
É importante ressaltar que o behaviorismo é uma das grandes tradições, que deram direcção ao conhecimento hoje como a psicologia científica. Trouxe ideias inovadoras a respeito da natureza do homem, e como estuda-lo. Seu preceito básico foram alvos de criticas indignada entusiasmo sectário. Apesar desta semelhança de família, a distancia entre duas teorias integrantes da tradição behavioristas é, ás vezes, notável. Ao tratar das bases epistémicas do behaviorismo moderno, e da questão como este se defronta os temas complexos da psicologia contemporânea, é impossível ignorar esta pluralidade logo é preciso concordar com Eysenck, (1972) que qualquer característica que seria avançada para definir o movimento como um todo é necessariamente questionável. Moderatto e Zino, (1994) salientam que o behaviorismo deve ser entendido como uma família de posições teóricas, que entre elas são contrastantes, e diversas, mas que possuem uma certa semelhaça para usar o conhecimento sobre elas. Um dos fundadores, da ideia do behaviorismo que é carismaticamente relembrado