BEHAVIORISMO

613 palavras 3 páginas
Behaviorismo
Nesta aula, falaremos sobre os conceitos behavioristas e sua aplicação para o profissional em TRM.
Behavior significa comportamento do nome: Behaviorismo – estudo do comportado os
Behavioristas.
Tem como principais nomes Edward Thorndike, John Watson e B.F. Skinner, que destacam a importância do comportamento como objeto observável para o estudo da psicologia, assim como os métodos rigorosos de pesquisa.
Acreditam que todo comportamento pode ser observado e entendido como uma resposta a um estímulo (seja ele material ou não, interno ou externo).
Skinner postulava a idéia poder usar uma abordagem Behaviorista para modelar o comportamento humano. Muito usada em educação, hoje ela também tem seus conceitos usados na área organizacional e hospitalar por seus conceitos de estímulos e respostas.
Os conceitos mais usados pelos Behavioristas são:

Os conceitos mais usados pelos Behavioristas são:
• Estímulos (s) – geralmente do ambiente
• Resposta (r) – ações do indivíduo
Toda ação gera uma reação, todo estimulo gera uma resposta.

Para entender melhor tais conceitos, introduziram-se os conceitos de comportamento operante e comportamento respondente.


Comportamento operante – inclui todos os movimentos de um organismo. Opera sobre o mundo.
É a interação com o ambiente. Tem ações voluntárias e podemos dizer que há uma reflexão condicionada. Ex: uma criança, ao colocar a mão em uma tomada, leva um choque no dedo. O estímulo choque gera uma dor que a fará pensar que ela não pode colocar o dedo na tomada se não quiser tomar um choque.



Comportamento respondente – as respostas são produzidas por estímulos antecedentes do ambiente, ou seja, são ações involuntárias, como, por exemplo, fechar os olhos em um momento de claridade excessiva, são incondicionadas.

Repensemos então no S – R:

A luz que clareou o ambiente escuro era um estímulo (S) que gerou uma reação involuntária de fecharmos os olhos instantaneamente (R), o que nos dá um S – R com comportamento

Relacionados