Behaviorismo
-Obra
A principal ideia do Behaviorismo é que seria possível fazer a ciência do comportamento. Muitos Behavioristas afirmam que a ciência do Comportamento pode ser entendida como Psicologia.
O Behaviorismo pode ser divido de 3 formas fundamentais:
– Behaviorismo Metafisico = afirma que mentes ou eventos mentais não existem.
– Behaviorismo Metodológico = afirma que se mente ou eventos mentais existem, não são objetos apropriados para o estudo científico.
– Behaviorismo Analítico = afirma que os enunciados feitos com o propósito de se referir à mente ou eventos mentais, tornam-se, quando analisados, enunciados sobre o comportamento.
Skinner surge com uma nova perspectiva sobre o Behaviorismo, que mais tarde seria denominado de Behaviorismo Radical. O behaviorismo de Skinner foi a baseada nas teorias de Dois behavioristas Pavlov e Watson.
Skinner se preocupava em Expor o comportamento, mas não em explica-lo. Porém somente o comportamento observável poderia ser tratado em sua pesquisa e estabelecer as relações funcionais entre as condições de estímulo controladas pelo pesquisador e as respostas subsequentes do organismo era uma tarefa da investigação científica, acreditava Skinner.
Acreditava que através do behaviorismo poderia influenciar o mundo para formar uma sociedade melhor. Usava o princípio da ciência para provar que o ambiente é o tudo, e se mudasse o ambiente mudaria o indivíduo.
-Vida
Burrhus Frederic Skinner nasceu na cidade de Susquehanna, na Pensilvânia, no ano de 1904.
Formou-se na Universidade de Nova York, porém mais tarde cursou Psicologia na Universidade de Harvard, onde tomou contato com o Behaviorismo. Passou anos dedicando-se a experiências com ratos e pombos, paralelamente à produção de livros. Em 1948, aceitou um convite para ser professor em Harvard, onde lecionou até o fim de sua vida no ano de