Behaviorismo
1- Comportamento ou conduta, é uma área da psicologia, que tem o comportamento como objeto de estudo. Há diversas teorias psicológicas sobre o comportamento humano. O ‘internalismo’ postula que as causas do comportamento estão sediadas no interior do homem, seja em seu organismo ou em sua mente - nas memórias ou nas emoções.
2- Os principais objetos de estudo da teoria behaviorista de Watson eram os elementos do comportamento, ou seja, a psicologia tratava exclusivamente dos atos passíveis de descrição objetiva, sem o emprego de terminologia subjetiva ou mentalista. Apesar da meta estabelecida reduzir todo o comportamento em unidades de estímulo-resposta (E-R), obehaviorista basicamente devia envidar esforços para compreender o comportamento do organismo na totalidade. Por exemplo: embora e resposta fosse apenas um espasmo do joelho, ela também poderia ser mais complexa.
3- O Behaviorismo foi um movimento de grande impacto no campo da Psicologia moderna, influenciando nos setores do estudo do comportamento humano, nas teorias da aprendizagem e personalidade até às formas de psicoterapias. O clima intelectual onde se tornou possível o aparecimento do Behaviorismo apresenta três aspectos relevantes: objitivismo; o desenvolvimento da psicologia animal e o Funcionalismo. Por influência do Positivismo, o Estruturalismo foi abandonado pelo Behaviorismo e sua opção foi pela Psicologia sem alma. A psicologia com o trabalho de Edward Thorndike que resultou uma teoria mercante da aprendizagem, baseada no comportamento objetivo e sem referência dos elementos da experiência consciente.
4- Lei do efeito, um principio de aprendizagem que seria aplicável tanto ao comportamento animal quanto ao comportamento humano. A lei do efeito afirma que aquelas ações que têm resultados agradáveis para o animal (incluindo o homem0 tendem a se repetir, enquanto que as que têm resultado desagradáveis, tendem a desaparecer.
5- 8 O comportamento operante é o