Behaviorismo
1º) Pense em um momento de sala de aula em que você teve que resolver algum tipo de conflito. Relembre os passos que você, como professor(a), seguiu para solucionar o impasse. Pense na reação dos alunos, como eles se comportaram. Esse material será analisado posteriormente.
2º) Agora, realize um pequeno exercício sobre os conteúdos com os quais você terá contato posteriormente. Clique no link abaixo. Não se preocupe. É isso mesmo! Primeiro faça o exercício e depois a leitura. Nessa ordem. Bom trabalho!
Ir para a Máquina de Ensinar
Behaviorismo
O behaviorismo (behavior = comportamento) surgiu como uma reação à psicologia introspectiva (mentalista) que estava em alta no início do século XX. Seu fundador foi o norte-americano John B. Watson (1878 - 1958) que em 1913 escreveu o artigo O comportamentismo, que ficou conhecido como Manifesto behaviorista. Opcionalmente, leia o artigo.
O Objetivo principal do behaviorismo de Watson era estabelecer as leis que regem o comportamento, relacionando as respostas com os estímulos que as precedem.
Você pode perceber que ele se preocupava com o que podia ser observado no comportamento. Watson propôs que o termo consciência deveria ser abandonado por todo e qualquer estudioso do comportamento.
Apresentaremos algumas das idéias formuladas por Watson com o objetivo de constituir sua teoria behaviorista (segundo Schultz e Schultz, 2005, p.228): Watson sofreu a influência da tradição filosófica objetivista e mecanicista que tem entre seus expoentes o filósofo Descartes.
As explicações de cunho mecanicista sobre o funcionamento do corpo humano constituíram uma das primeiras iniciativas rumo a uma ciência objetiva, diferente da que era desenvolvida na época. De Auguste Comte (1798 – 1857), o fundador do positivismo, Watson incorporou a compreensão do "movimento com ênfase no conhecimento positivo", baseado em fatos. O conhecimento daí resultante