behaviorismo
O behaviorismo foi inaugurado em 1913, por John Watson- EUA. O artigo usado por John foi “Psicologia: como behavioristas a vêem”; Que oferecia ao mundo uma proposta de ciência.
Behaviorismo pode ser classificado por comportamentos, experimentos e analise de comportamento. A palavra em si é um modelo metodológico na Psicologia e um modelo filosófico. Nele encontramos modalidades de ser.
Behavioristas compreendiam que a psicologia era a ação melhor definida, mais teórica.
Como é uma ciência, não tem teoria, ela não consta juízos nem leis. Juízos são argumentos fechados que se prendem em leis. E isso não se encaixa em psicologia, pois esta é um cesto de muitas teorias.
Skinner é um cientista importante; o behaviorismo de Skinner ficou conhecido por radical: Corrente skinneriana com base no comportamento operante. Ele acreditava que a teoria é a crença do pensamento (construção do conhecimento) e por ser uma crença, nasce do sentimento.
Comportamento Respondente: involuntário, reflexo, estimulo (provoca resposta)
-respondente no corpo. O nosso ambiente devido situações emite sensações no corpo; nossas expressões são o limite.
Comportamento Operante: Opera por condicionamento. ( não há estimulo externo observável)
Refere-se à interação sujeito-ambiente. Uma relação fundamental à relação entre a ação do individuo e as conseqüências. É fundamental porque o organismo se comporta ( emitindo esta ou aquela resposta); sua ação produz uma alteração ambiental; uma conseqüência. Agimos ou operamos sobre o mundo em função das conseqüências criadas pela nossa ação.
Operar um comportamento sobre a resposta,
O sujeito opera comportamento apartir de um reforço
Reforço positivo: Aumenta a probabilidade de um comportamento desejado se repetir.
( oferece alguma coisa ao organismo)
Reforço negativo: Não elimina uma probabilidade de um comportamento desejado de se repetir.
( Remove algo para evitar o pior)
Punição elimina