Behaviorismo
FEAAC - Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado Executivo, Universidade Federal do Ceará
Disciplina: Introdução a Psicologia
Professor: Valdemir Queiroz
O BEHAVIORISMO
Behaviorismo pode também ser chamado análise experimental do comportamento, comportamentalismo ou teoria comportamental. Essas várias nomenclaturas foram dadas pelo fato do comportamento humano ser a base do estudo da psicologia, segundo a teoria Behaviorana. Esse método da psicologia entende que o comportamento é uma ação que depende do meio em que se vive, ou seja, que existem estímulos e respostas. Assim, o homem passa a ser visto como produto do ambiente.
O Behaviorismo tem como início na observação de que os organismos (animais ou humanos) se adequam ao ambiente a partir da sua carga hereditária e de seus hábitos. Em segundo lugar, no fato de alguns estímulos provocarem determinadas respostas aos organismos. Observando-se a resposta, é possível deduzir o estímulo, assim como conhecendo o estímulo, é provável saber a resposta. Entretanto, o Behaviorismo tentou reduzir a psicologia a uma ciência natural, deixando de lado a consciência e volta-se exclusivamente ao comportamento objetivo.
Skinner, o mais importante dos behavioristas, baseia-se na fórmula do condicionamento operante, implantando a ideia do comportamento reflexo e do condicionamento respondente. Diz-se que o comportamento reflexo é aquele não voluntário e está ligado a respostas produzidas pelo ambiente em que se encontra. Por exemplo, o arrepio da pele a sensação de vento frio. Isso é diferente do condicionamento operante, que já é um comportamento voluntário e comporta uma quantidade muito maior da atividade humana. Por exemplo, quando criança agarrar objetos e quando adulto as mais complexas atividades como programar um sistema operacional.
Utilizando-se dos princípios da teoria Behavioriana, observou-se em uma penitenciária o comportamento de um determinado