Behaviorismo
De acordo com essa teoria psicológica, os comportamentos dos indivíduos devem ser observados e medidos da mesma maneira como fazem as outras ciências.
O Behaviorismo dedica-se ao estudo das interações entre o indivíduo e o ambiente, entre ações do indivíduo (suas respostas) e o ambiente (as estimulações).
Os psicólogos desta abordagem chegaram aos termos ”respostas” e “estímulos” para se referirem àquilo que o organismo faz e às variáveis ambientais que interagem com o sujeito.
O Behaviorismo , estudo do comportamento, teve como precursor o americano John B. Watson.
O mais importante dos behavioristas que sucede Watson é B. F. Skinner (1904- 1990).
Em 1938 Skinner distinguiu duas espécies de comportamento: Comportamento Respondente e Comportamento Operante.
COMPORTAMENTO RESPONDENTE:
O comportamento reflexo ou respondente é o que usualmente chamamos de “não voluntário” e inclui as respostas que são eliciadas (produzidas) por estímulos antecedentes do ambiente.
Ex: Salivação ao sentir cheiro de comida, Contração das pupilas quando uma luz forte incide sobre os olhos.
O arrepio da pele quando um ar frio nos atinge.
Estes comportamentos reflexos ou respondentes são interações estímulo-resposta (ambiente- sujeito) incondicionadas, nas quais certos eventos ambientais confiavelmente eliciam certas respostas do organismo que independem de “aprendizagem”.
COMPORTAMENTO OPERANTE:
No comportamento operante, o que propicia a aprendizagem dos comportamentos é a ação do organismo sobre o meio e o efeito dela resultante (satisfação de alguma necessidade, ou seja, a aprendizagem está na relação entre uma ação e seu efeito).
O comportamento operante refere-se à interação sujeito- ambiente. Nessa interação, chama-se relação fundamental à relação entre a ação do indivíduo (a