Behaviorismo
Concepção de linguagem:
Esse esquema explica a formação de certos hábitos verbais e a linguagem é definida como a soma dos hábitos verbais de um individuo. Em um sentido onde a criança aprende a linguagem por imitação e reforço.
Concepção de como ocorre à aquisição da linguagem:
Um dos fatores principais da aquisição é a aprendizagem com um treinamento, sendo a linguagem considerada como um comportamento dentre outro sem especificidades particulares ela é adquirida gradativamente, sendo o adulto o provedor do modelo de palavras e frases que ele vai aprendendo. A criança aprende a reproduz a linguagem conforme o adulto conduz.
Inatismo:
Concepção de linguagem:
Nascida de uma reação contra o behaviorismo e procurando dar conta do aspecto “criativo” da linguagem sem ser totalmente introduzida pelos adultos, e não apenas entendida como o treinamento de reprodução da linguagem. De modo geral a personalidade, valores, comportamentos formas de pensar já se encontram prontas no momento do nascimento, esta é a teoria inatista.
Concepção de como ocorre a aquisição da linguagem:
Do ponto vista inatista a linguagem é entendida como sintaxe, considerada como um conjunto de regras que a criança vai deduzir ou descobrir, independentemente de todo o uso da língua, onde a criança é equipada geneticamente de um dispositivo de aquisição da linguagem. A criança com este dispositivo tem acesso as categorias gramaticais e as estruturas das palavras de base, ou seja, a criança recebe o input da linguagem do adulto e analisa-o.
Interacionismo:
Concepção de linguagem
Umas das vertentes do chamado interacionismo ressalta as relações entre o desenvolvimento da linguagem conforme o desenvolvimento cognitivo geral.
Concepção de como ocorre a aquisição da linguagem:,
As estruturas da linguagem da criança não são nem inatas nem adquiridas , mas resultam da interação entre certo nível de desenvolvimento cognitivo e um determinado ambiente lingüístico e