Saude
RENEUZA MARINHO BORBA A saúde é um dos direitos fundamentais do ser humano. Muito mais do que a ausência de doenças, ela pode ser definida como qualidade de vida.
Nossa saúde depende de muitas coisas, como, por exemplo, das condições sociais, históricas, econômicas e ambientais em que vivemos, e de escolhas que fazemos no nosso dia-a-dia.
No Brasil, segundo a Constituição Federal, a saúde é um direito de todos e um dever do Estado. A Constituição também diz que as ações e serviços públicos de saúde são responsabilidade do sistema único de Saúde (SUS) .
Cabe ao SUS fazer a vigilância sanitária. A Vigilância Sanitária está no SUS, assim como o Posto de Saúde em que nos vacinamos. Ela é o SUS que todo mundo usa, pois todos utilizam diariamente algum produto ou serviço controlado pela Vigilância Sanitária (VISA)
A Vigilância Sanitária (VISA) é uma área da Saúde Pública. Sua missão é proteger e promover a saúde da população, fazendo com que os ambientes em que vivemos e os produtos e serviços oferecidos à sociedade sejam seguros e de boa qualidade. Seu objetivo de acordo com a Lei Orgânica da Saúde, é eliminar, diminuir ou prevenir os riscos sanitários, evitando incapacidades e doenças.
A Visa tem o dever de criar norma, orientar e controlar a fabricação, a venda e o consumo de produtos e a prestação de serviços que, de alguma forma, possam afetar a saúde das pessoas
A Vigilância é um importante instrumento de Cidadania.
(fonte: