Behaviorismo
INTRODUÇÃO
É de nosso conhecimento que a Psicologia a é a ciência do comportamento. No decorrer da historia buscou-se maneiras mais adequadas de se estudá-lo. Uma palavra da língua inglesa é empregada para designar uma corrente de pensamento Psicológico, o Behaviorismo. Que deriva do termo inglês behaviour (Reino Unido) ou behavior (EUA) que significa comportamento, conduta.
Behaviorismo é um termo genérico que agrupa correntes de pensamento na Psicologia que tem em comum o comportamento como objeto de estudo, mesmo que com diferentes maneiras de estudar ou explicá-lo. Para o behaviorismo o comportamento pode ser explicado sem que seja precise se recorrer aos esquemas mentais ou psicológicos internos, para os behavioristas o comportamento é causa dos meios externos em que o indivíduo se encontra.
DESENVOLVIMENTO O Behaviorismo de Watson: Foi o primeiro estágio; o Neobehaviorismo, o segundo estágio, cujos teóricos compartilhavam alguns pontos em comum, como o estudo da aprendizagem como constituinte do tópico central da psicologia, e o entendimento dos comportamentos por meio das leis do condicionamento, independente da sua complexidade e a adoção do princípio do operacionismo pela psicologia. Já o terceiro estágio foi o Neo-neobehaviorismo ou o Sociobehaviorsimo, que se destaca pelo retorno do estudo dos processos cognitivos, porém mantendo o enfoque na observação do comportamento manifesto, o que perdura até os nossos dias.
O Operacionismo era a principal característica do neobehaviorismo e “tinha por objetivo proporcionar uma linguagem e uma terminologia mais objetivas e precisas à ciência e livrá-la dos pseudo-s”. Edward Chence Tolman:
Beaviorismo intencional: o sistema de Tolman, que combina o estudo objetivo do comportamento com a ponderação da intenção ou a orientação do propósito no comportamento.
As variantes intervenientes: Tolman acreditava que as causas iniciadoras do comportamento e o