Bdii Cap25
2234 palavras
9 páginas
ALUNO: GUSTAVO HENRIQUE BATISTA SANTOS OLIVEIRADISCIPLINA: BDII
QUESTÕES PARA REVISÃO
25.1. Quais são as razões principais e as vantagens potenciais dos bancos de dados distribuídos?
Dentre as razões principais do uso de SGBDD se tem a descentralização organizacional, a economia de processamento e o aumento da autonomia do banco. As duas principais vantagens do uso deste tipo de banco são o aumento da confiabilidade e disponibilidade, já que, por estar distribuído, a probabilidade de ter um sistema inoperante é significativamente menor.
25.2. Quais funções adicionais um SGBDD possui em relação a um SGBD centralizado? As funções adicionais de um SGBDD referem-se ao controle de falhas, transações, replicações e segurança. Pelo fato dos dados estrem distribuídos por diferentes nodos, é necessário o projetista elaborar funções que garantem que tias aspectos sejam garantidas independentes de qual for o nodo responsável por realizar a consulta/replicação/rastreamento dos dados.
25.3. Quais são os módulos de software principais de um SGBDD? Discuta as principais funções de cada um desses módulos no contexto da arquitetura cliente-servidor.
25.4. O que é um fragmento de uma relação? Quais são os tipos principais de fragmentos? Porque a fragmentação é um conceito útil no projeto de banco de dados distribuído? Fragmentos de uma relação são unidas lógicas formadas por partes de uma relação. O conceito de fragmentação ajudar na tarefa de escolha dos sites em que cada informação será armazenada. Dois tipos de fragmentação são possíveis. A fragmentação horizontal distribui uma relação em conjuntos de tuplas (linhas). A fragmentação vertical distribui uma relação em subrelações, nas quais cada sub-relação é definida por um subconjunto das colunas da relação original. Uma consulta global pelo usuário deve ser transformada em várias consultas de fragmentos. A transparência de fragmentação faz o usuário não precisar estar ciente da existência dos