bbhbbv
1095 palavras
5 páginas
1. INTRODUÇÃONeste primeiro capítulo é efectuado um enquadramento do problema do estudo daprevisão da falência empresarial. Adianta-se o propósito, a metodologia e os contributos do estudo empírico realizado.
O capítulo termina com uma breve descrição da organização do estudo desenvolvido.
1.1. Enquadramento do tema
A falência empresarial é um evento que provoca perdas substanciais aos credores, sócios (accionistas) e empregados. A gestão precisa de um instrumento que permita a análise e o controlo do desempenho das actividade de uma forma dinâmica através do uso de técnicas que alertem em antecipação potenciais crises financeiras. Neste sentido existe a necessidade de desenvolver técnicas de previsão1 que permitam prever dificuldades financeiras ou de gestão o quanto antes possível. O benefício deste tipo deferramentas fornecerá sinais de alerta para a gestão, investidores, empregados, sócios(accionistas) e outras partes interessadas que desejem reduzir as suas perdas.
Além disso, existe a necessidade de prever a falência empresarial de forma a dotar a gestão de um plano de actuação antecipado, no intuito de evitar uma possível falência, através da tomada de acções estratégicas deduzidas a partir daquelas previsões, conduzidas internamente ou através de consultores externos. Por isso é determinante conhecer o momento em que uma empresa apresenta sintomas de dificuldades económico-financeiras. Conforme argumenta Nunes (1999, 36) «interessa actuar quando a empresa ainda conserva algum valor», de forma a «evitar a todo custo deixar resvalar para uma situação de degradação tal que impossibilite encarar soluções que possam ser estrategicamente definidas.». É nesta fase que o papel do diagnóstico previsional deuma eventual falência é fundamental à sobrevivência da empresa, sendo esta a óptica do nosso trabalho.
1.2. Propósito da investigação
Perante a falta de uma consistente teoria normativa acerca do fenómeno da falência
empresarial,