batalha do somme
Também conhecida como Ofensiva do Somme, a Batalha do Somme foi travada entre julho e novembro de 1916, e foi considerada uma das maiores batalhas da Primeira Guerra Mundial.
Esta batalha foi travada por ingleses e franceses contra as forças alemãs durante a I Guerra Mundial na região do rio Somme, em França.
As baixas foram elevadíssimas para ambos os lados, sobretudo para a Grã-Bretanha, ainda mais pelo fato do objetivo não ter sido atingido.
Na verdade, a Ofensiva do Somme, durante o ano de 1915, foi criada para ser uma manobra conjunta, franco-britânica, secundária cujo objetivo era desafogar o peso das forças alemãs sobre Verdun.
Acontece, porém, que o ataque alemão em Verdun (fevereiro de 1916) veio alterar esta estratégia e a operação aliada passou a ter uma escala bem menor e centrada no Somme, em França, um lugar desfavorável, dada a enorme concentração de defesas alemãs.
A infantaria dos Aliados enfrentou um pesadelo de granadas, fogo de metralhadoras, arame farpado, lama, mas, em vinte dias de luta, não conseguiu avançar mais do que 8 km, pois os alemães estavam numa posição de vantagem no terreno quando se deu o ataque principal na frente norte do Rio Somme. Essa vantagem foi decisiva para o desfecho do confronto.
O exército francês, encurralado em Verdun, apelava para uma manobra de diversão inglesa que aliviasse a pressão exercida pelos germânicos.
O comandante-chefe britânico Sir Douglas Haig foi obrigado a lançar uma ofensiva, chamada "o Grande Empurrão", num tempo e num lugar que não escolhera. E ele e os seus comandos militares duvidavam do sucesso da operação. Durante uma semana, as posições alemãs foram permanentemente bombardeadas com o objetivo de "abrir caminho" para a infantaria aliada, contudo, os estragos causados foram mínimos: as barreiras de arame mantinham-se intactas em muitos locais e as trincheiras e abrigos militarizados praticamente não sofreram estragos.
A ofensiva aliada, com cerca de 30 km de