basquete
HISTÓRIA
Em 1891, em Massachussets o inverno tornava impossível a prática de esportes ao ara livre e as poucas opções que tinham se resumia a aulas de ginástica. Foi então que Luther Halsey Gullick ( diretor do Springfield College ) convocou o professor canadense de Educação Física James Naismith. Sua “ missão “ era encontar um esporte sem violência que pudesse ser jogado em lugares fechados no inverno, mas também em lugares abertos no verão, algo que estimulasse os alunos.
Depois de algum tempo Naismith chegou a conclusão de que o jogo deveria ter um alvo fixo, mas com um certo grau de dificuldade. Deveria ser jogado com uma bola, maior do que a de futebol e que quicasse com regularidade. O jogo não poderia ser agressivo como o futebol, para não gerar conflitos, e deveria ter um sentido coletivo. o jogo deveria ser jogado com as mãos, porque se a bola fosse jogada com os pés, ainda existiria a possibilidade do choque. A bola não poderia ficar parado por muito tempo e nem ser batida com o punho fechado, evitando socos acidentais nas disputas de lances.
Depois Naismith se preocupou com o alvo. Sua primeira ideia foi de coloca-lo no chão, mas já haviam o futebol e o hóquei assim. A solução foi que o alvo ficasse a 3,5 metros de altura, onde nenhum jogador da defesa seria capaz de parar a bola depois de arremessada. A altura também gerava certo grau de dificuldade, o que era desejado pelo professor desde o início.
Encontrando o zelador do colégio, Naismith pediu se ele não tinha duas caixas com abertura de cerca de 8 polegadas quadradas. O zelador voltou trazendo dois velhos cestos de pêssego. Os cestos foram pregados na parte superior de duas pilastras ( com 3,5m de altura cada). James escreveu rapidamente treze regras para o jogo.
Logo em seguida foi mostrar o jogo aos seus alunos. Haviam 18 alunos na aula, o professor escolheu dois capitães, e assim o jogo começou.
Sabe-se que o jogo foi realizado em dezembro de 1891, sem dia certo.
Depois