basquete adaptado
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO CEARÁ – SEDUC
E.E.E.P RAIMUNDO SARAIVA COELHO
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR: JOSÉ ALVES
CURSO: 2º ANO DESENHO DA CONSTRUÇÃO CIVIL
BASQUETE E ESPORTES ADAPTADOS
JOSE HENRIQUE RODRIGUES NECO Nº: 20
JUAZEIRO DO NORTE
02.04.2014
INTRODUÇÃO
O basquete adaptado por volta da década de 40, nos Estado Unidos, tendo como a principal finalidade, minimizar as sequelas dos soldados feridos durante a Segunda Guerra Mundial, no intuito de um “reaproveitamento” dos mesmos.
Esporte Adaptado
Por volta de 1945, o neurologista e neurocirurgião alemão Doutor Ludwig Guttmann criou no hospital Stoke Mardeville, o primeiro programa de esporte em cadeira de rodas, com o objetivo de trabalhar o tronco e os membros superiores e também ajudar aos pacientes a revogarem o tédio do hospital, aumentado a autoestima e preparando-os para as atividades sociais e laborais do dia a dia.
Em 1960, o Dr. Guttmann realizou na cidade de Roma o IX Jogos de Stoke Mandeville. A partir daí, os Jogos passaram a ser chamado de “paraolympics” (olimpíadas para paraplégicos).
Basquete Adaptado
No brasil, o basquete em cadeiras de rodas ou basquete adaptado foi a primeira modalidade paraolímpica a ser praticada, onde os responsáveis por introduzir a modalidade, foram, Sérgio Del Grande e Robson Sampaio. Em 1951 Sérgio Del Grande sofreu um acidente durante uma partida de futebol onde ocasionou a sua paralisia. Seus médicos aconselharam ele a buscar tratamento fora do Brasil, no caso os Estados Unidos onde a medicina á era bem desenvolvida. Nos Estados Unidos país onde Sérgio fora percebeu o quanto era dado valor a prática esportiva associada ao processo de reabilitação, em pessoas com algum tipo de paraplegia.
Em meados da década de 50, Sérgio retornou para o Brasil, trazendo consigo uma grande novidade, uma cadeira de rodas adaptada para a pratica do