Bases do condicionamento físico
Alunos: Denis, Diego, Erika, Jennifer, João Paulo, Luciano, Raquel e Walter.
Estudo dirigido
PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS DO TREINAMENTO
Individualidade Biológica: Fenômeno que explica a variabilidade entre elementos da mesma espécie, o que faz com que não existam pessoas iguais entre si (Tubino).
Adaptação: Adaptações biológicas no esporte, entendem-se as alterações dos órgãos e sistemas funcionais que aparecem em decorrência das atividades psicofísicas e esportivas (Weineck).
Sobrecarga: Trata-se basicamente de um aumento na demanda para forçar o corpo a se adaptar. Uma carga de treinamento é o esforço de exercício que o atleta realiza numa sessão de treinamento.
Continuidade: Sistematização de trabalho que não permita uma quebra de continuidade, isto é, que o mesmo apresente uma intervenção compacta de todas as variáveis.
Volume / intensidade:Quantidade e qualificação no trabalho sendo que estas duas variáveis deverão sempre estar adequadas as fases de treinamento.
Especificidade: É aquela que impõe como ponto essencial que o treinamento deve ser montado sobre os requisitos específicos da performance desportiva.
Preparação Técnica: Conjunto de procedimentos e conhecimentos capazes de propiciar a execução de uma atividade específica de complexidade variável com o mínimo de desgaste e o máximo de sucesso (Dantas).
Preparação Tática: Dispor recursos de maneira a explorar os pontos fracos do adversário, enquanto ao mesmo tempo minimizamos nossa própria deficiência. Procedimentos que irá assegurar ao atleta ou equipe a utilização dos princípios técnicos mais adequados a cada situação (Livro Pronto para a Guerra).
Preparação Física: É um componente do sistema de treinamento do desportista e tem como objetivo propiciar o bom desenvolvimento e aperfeiçoamento em um nível máximo (ótimo) para desempenho na modalidade específica. O preparo físico esperado de atletas