basecamp
1. História e contexto:
Em uma entrevista o presidente da 37signals, a empresa que desenvolveu o Basecamp, disse que eles construíram o software com o objetivo de criar um produto que eles sabiam que precisavam para executar o próprio negócio deles.
O intuito era criar um programa que fosse de fácil acesso e usabilidade, pois no mercado só havia produtos para “pequenas” empresas maiores, e eles eram apenas quatro pessoas. Foi aí então que eles decidiram criar o Basecamp para o próprio uso interno.
Mas com o passar dos meses eles começaram a mostrar a algumas pessoas e só ouviam avaliações positivas, como "Cara, eu preciso disso" ou "Quanto custa?" ou "Finalmente!". Além disso, eles sabiam que havia milhares de outras empresas como eles – com apenas três ou quatro pessoas – e lojas que realmente nunca tinham pensado muito sobre o gerenciamento de projetos, mas sabiam que era algo que realmente devia ser levado a sério.
Eles queriam criar um aplicativo de gerenciamento de projetos para as empresa que não tinham gerentes dedicados aos projetos. Foi assim que eles construíram o Basecamp em um aplicativo simples, hospedado em um site.
O Basecamp foi finalmente lançado em 1º de fevereiro de 2004, após cerca de quatro meses de projeto e desenvolvimento.
2. Descrição da ferramenta:
O Basecamp é uma ferramenta online que permite a gestão de projetos em equipes que não se encontram no mesmo ambiente físico de trabalho. Seu foco principal é a colaboração, integração e comunicação entre os usuários.
O sistema usado por essa ferramenta é muito simples e de fácil acesso. Não é necessário instalar um novo software, atualizar sempre para novas versões, ou se preocupar com a plataforma usada. Só é necessário um navegador e uma conexão com a internet.
O Basecamp estrutura cada projeto baseado em quatro níveis de hierarquia: cliente > meta do projeto > lista de tarefas > execução das tarefas. Nessa hierarquia é possível designar responsáveis para