BASE EFERVESCENTE
BASE EFERVESCENTE
Inovação em Veículo Efervescente
Introdução
Os sais efervescentes são misturas eflorescidas de ácido cítrico ou ácido tartárico (ácido) e bicarbonato de sódio (base) e outros ingredientes medicinais. Estes sais também podem ser preparados a partir de sais nãoeflorescidos de ácido cítrico e ácido tartárico.
Descrição
A Base Efervescente é uma formulação pronta para uso constituída por ácido cítrico, bicarbonato de sódio e sorbitol. Na presença de água, o ácido reage com a base e libera dióxido de carbono, produzindo efervescência.
Composição da Base Efervescente
Matéria-prima
INCI Name
DCB
CAS Number
Ácido Cítrico
Citric Acid
00134
77-92-9
Sorbitol
Sorbitol
08061
50-70-4
Ácido Tartárico
Tartaric Acid
00350
87-69-4
Bicarbonato de Sódio
Sodium Bicarbonate
01249
144-55-8
Sucralose
Sucralose
09562
56038-13-2
Acessulfame K
Potassium Acessulfame
-
55589-62-3
Revisão nº: 02
Data: 30/07/2012
Elaborado por: Laísa Costa
Conferido por: Tatiana Domingos
Propriedades
Existem várias situações em que os efervescentes, além de necessários, podem se tornar um bom diferencial para a prática farmacêutica. As oportunidades mais comumente exploradas são aquelas em que tentamos melhorar o sabor desagradável de fármacos.
Por exemplo, o ácido ascórbico é utilizado em concentrações de até 2 gramas. Normalmente, esta quantidade está apresentada em uma forma efervescente, porque mesmo com a reconstituição de um pó aromatizado e edulcorado, formar-se-ia uma solução extremamente ácida, cuja ingestão pode não ser muito agradável. Com a efervescência, a acidez da solução continua presente, mas sua intensidade relativa fica diminuída, uma vez que as células sensoriais da mucosa bucal precisam processar também a informação gerada pelas borbulhas. A informação combinada (borbulhas + acidez + aroma + dulçor) fornece ao cérebro uma sensação final agradável. Assim, esta técnica permite melhorar o sabor de fármacos muito ácidos ou