Bary
Relembravafreqüentemente que muito o impressionou na adolescência ouvir às refeições os dramáticos comentários do pai sobre a grande fome que assolava a Irlanda, devido à doença da batatainglesa (Solanum tuberosum L.), que ocorria também na Alemanha, sem atingir níveis de epidemia.
De Bary completou o ginásio e ingressou na Universidade de Heidelberg para estudar Medicina na primavera de 1849. No outono de 1850, se transferiu para a Universidade de Berlim e, em 1853, concluiu o doutorado em Medicina, com a tese De Plantarum Generatione Sexuali.
De Bary decidiu que Medicina não era sua real vocação e, em 1854, assumiu a função de Instrutor de Botânica na Universidade de Tübingen. Naquela oportunidade se tornou colega associado de Hugo von Mohl, conceituado cientista, lider em histologia e habilidoso microscopista.
Um ano mais tarde, em 1855, com alta recomendação de von Mohl, foi aceito como Professor de Botânica na Universidade de Freiburg, tornando-se tempo integral em 1859. A estada em Freiburg rendeu bons frutos, pois lhe foi dada oportunidade de criar uma escola botânica de reputação
Em 1867, viveu nova mudança quando aceitou a Cátedra de Botânica na Universidade de Halle e, em 1872, com a idade de 41 anos, conseguiu posição definitiva de Professor Catedrático de Botânica na Universidade de Strassburg, fundada no fim da