Barroco
A ARTE BARROCA
Nome: Larissa Ferreira Pinto.
Professor: Orlando.
Série: 2ºano 3.
Número:19.
Nova Serrana, quinze de Maio de dois mil e treze.
DESENVOLVIMENTO
ARTE BARROCA
Barroco é o nome dado ao estilo artístico que floresceu entre o final do século XVI e meados do século XVIII, inicialmente na Itália, difundindo-se pela Europa, América e parte do Oriente. Aconteceu durante a Reforma Protestante.
Nesse processo, a Ordem dos Jesuítas e a orientação da Igreja foram criar uma arte que pudesse cooptar a massa do povo, apelando para o sensacionalismo e para a emoção intensa. O estilo produzido por este programa se provou desde logo ambíguo: pregava a fé, mas usava de todos os meios para a sensibilização sensorial do público. As imagens eram criadas com formas naturalistas como meio de serem imediatamente compreendidas pelo povo inculto, mas faziam uso de complexos recursos ilusionísticos e dramáticos, de efeito grandioso e teatral, para acentuar o apelo visual e emotivo e estimular a piedade e a devoção, sendo especialmente ilustrativos os grandes painéis pintados nos tetos nas igrejas católicas. Nesse período, que aparentemente dissolvem a arquitetura e se abriram se novas visões sublimes do Paraíso, povoado de santos, anjos e do Cristo.
Outro elemento importante foi à consolidação das monarquias absolutistas, que através da arte procuraram consagrar os valores que defendiam. Os palácios reais passaram a ser construídos em escala monumental, a fim de exibir visivelmente o poder e a grandeza dos Estados centralizados, e o maior exemplo dessa tendência é o Palácio de Versalhes, erguido a mando de Luís XIV, da França.
Usualmente, considera-se que termo "barroco" originalmente significa “pérola irregular ou imperfeita”. Foi considerado como o período em que a arte chegou ao seu nível mais baixo,