Barroco
O Barroco em Portugal
Conceito
Significado da palavra: Barroco do francês baroqueou, do italiano barocco, pelo português barroco.
Barroco: nome masculino: Artes Plásticas, Literatura estilo que, dos fins do século XVI até meados do século XVIII, se opõe ao classicismo renascentista, se caracteriza pela pujança, pelo dinamismo e pelo tormento das formas, dominadas pelo ímpeto da fantasia e da paixão.
Música: estilo surgido na Europa e dominante sobretudo entre 1600 e 1760, que realça a exploração de elementos contrastantes na composição, e que consolidou o sistema de harmonia tonal prevalecente n música ocidental até o início do século XX.
Contexto histórico e social
Em Portugal, o Barroco ou também chamado Seiscentismo (por ter sido estilo que teve início no final do século XVI), tem como marcoinicial a Unificação da Península Ibérica sob o domínio espanhol em1580 e se estenderá até por volta da primeira metade do século XVIII,quando ocorre a Fundação da Arcádia Lusitana, em 1756 e tem início oArcadismo.
O Barroco corresponde a um período de grande turbulência político-econômica, social, e principalmente religiosa. A incerteza e acrise tomam conta da vida portuguesa. Fatos importantes como: otérmino do Ciclo das Grandes Navegações, a Reforma Protestante,liderada por Lutero (na Alemanha) e Calvino (na França) e o MovimentoCatólico de Contra-Reforma,marcam o contexto histórico do período ecolaboram com a criação do “Mito do Sebastianismo”, crença segundo aqual D.Sebastião, rei de Portugal (aquele a quem Camões dedicou OsLusíadas), não havia morrido, em 1578, na Batalha de Alcácer Quibir,mas que estava apenas “encoberto” e que voltaria para transformarPortugal no Quinto Império de que falam as Escrituras Sagradas). D.João é visto como o novo messias, o novo salvador.
Principais caracterísitcas:
a) CULTISMO ou GONGORISMO – É o jogo de palavras; é o rebuscamento da forma, é a obsessão pela linguagem culta, erudita, por meio de