Barroco
CAMPUS DO PANTANAL
BARROCO
CLAUDIA BRITO
CORUMBÁ/MS
SETEMBRO - 2011
CLAUDIA BRITO
BARROCO
Trabalho apresentado à professora Elizabeth Bilange da disciplina Literatura Portuguesa II da turma Letras/Espanhol – 2º semestre de 2011.
CORUMBÁ/MS
SETEMBRO – 2011
QUESTÕES SOBRE O SERMÃO DA SEXAGÉSIMA DE PE. VIEIRA
1. Com retórica aprimorada calcada em constantes interrogações, Vieira obtém respostas que o ajudam a encadear idéias e adequar passagens bíblicas ao tema do sermão proposto. Como era chamado esse estilo no período barroco?
R.: O estilo utilizado no período barroco chamava-se conceptismo ou conceitismo.
2. “Não fez Deus o céu em xadrez de estrelas, como os pregadores fazem o sermão em xadrez de palavras.” Qual o estilo criticado por Vieira na frase citada? Justifique sua resposta.
R.: O estilo criticado por Vieira na frase citada era o cultismo. Pois para o Pe. Vieira o estilo cultismo era uma forma de pregar que tornava dificultoso o entendimento das pregações, havia excesso ao pregar. A dualidade existente na frase serve para mostrar que o xadrez não serve como forma de pregar, ou seja, um lado claro e um escuro, não se deve pregar luz e sombra. As palavras dos sermões devem ser claras, assim como as estrelas são dispostas no céu. O estilo da pregação há de ser distinto e claro como o Pe. Vieira diz. E quando o Pe. Vieira diz que as estrelas são muito distintas, claras e altíssimas, ele retoma o fato de que um sermão claro, ao entendimento de todos, não se torna de estilo baixo, por isso a comparação com as estrelas no céu.
3. Dia x noite; luz x sombra; branco x negro; subiu x desceu. Há uma crítica implícita ao uso exagerado de qual figura de linguagem?
R.: A crítica implícita faz menção à figura de linguagem antítese, que consiste nessa