BARROCO
No inicio do século XVII, em Paris, devido ao crescimento da população houve a ampliação dos muros e a reorganização das instalações de aquedutos e esgotos. Já na metade do século XVII as fortificações são derrubadas e Paris se torna uma cidade aberta. A cidade se desenvolve como plano de fundo para o poder absoluto. Há uma uniformidade nas praças e avenidas, e surgem as praças reais.
Em Roma, seu principal organizador foi Sisto V, que tem como ideia intensificar a religião. Sua organização foi baseada, em uma trama de grandes vias, articuladas a partir de centros significativos – edifícios ou praças. A praça como elemento urbano, tem significados diferentes, onde em Roma tem um plano mais amplo, e em Paris se torna meio isolada.
Versalhes foi a sede do poder político onde o Rei Luiz XIV pediu ao arquiteto Louis Le Vau para que construísse seu Palácio que foi finalizado pelo arquiteto Jules Hardouin Mansart, após a morte de Le Vau. A cidade de Versalhes é composta por três partes, onde ao centro se encontra o Palácio e a sua frente se encontra o jardim que é propriedade rural do Rei, e lazer da aristocracia. E no lado oposto tem três principais ruas