Barroco
Barroco-
O movimento artístico denominado Barroco se estende do século XVII até meados do século XVIII e abrange o período de intrigas entre católicos e protestantes.
No Barroco há uma exaltação dos sentimentos, e a religiosidade é expressa de uma forma dramática, intensa, procurando envolver emocionalmente as pessoas, contrariando a arte do renascimento, que pregava o predomínio da razão sobre os sentimentos.
O nome artístico apareceu no século XVII com conotação pejorativa, caracterizando algo imperfeito, extravagante, que não segui os padrões da arte clássica.
O escritor barroco usa e abusa do jogo de palavras, das antíteses, das hipérboles, das metáforas, das frases tortuosas, dos paradoxos, assim sendo, esse tipo de linguagem recebe o nome de cultismo.
Os autores portugueses que merecem destaque são: Francisco Rodrigues Lobo (poesia lírica e prosa); Antônio Barbosa Bacelar (poesia lírica); Padre Manuel Bernardes (prosa moralista e religiosa); Mariana Alcoforado (cartas); Volante do céu (poesia lírica); Antônio José da Silva, o judeu (teatro cômico) e o padre Antônio Vieira, português de nascimento, estudando tanto em Portugal como no Brasil;
Os autores brasileiros que merecem destaque são: Gregório de Matos, a Boca do inferno; Padre Antônio Vieira; Eusébio de Matos e Manuel Botelho de Oliveira.
A fundação da Arcádia Lusitana,em 1756,marca simbolicamente o fim do Barroco e o início do Arcadismo. ESCOLA ESTADUAL DOM PEDRO II Victor Augusto de Freitas GÊNEROS LITERÁRIOS Barroco, Literatura informativa e