Barroco
INTRODUÇÃOO Barroco no Brasil foi o movimento artístico mais importante do per colonial, colocando em ascensão o catolicismo e a fé. Nasceu na Itália da crise de valores renascentistas, ocasionada pelas lutas religiosas, e pela crise econômica vivida em conseqüência da falência do comércio com o Oriente. No Brasil, o barroco ganhou impulso entre 1720 e 1750, influenciando a literatura e as artes em geral. O Barroco foi introduzido no Brasil por intermédio dos jesuítas, tratava-se de um movimento apenas destinado à catequização. A partir do século XVII, o Barroco passou a se expandir para os centros de produção açucareira, especialmente na Bahia, por meio das igrejas. Assim, a função da igreja era ensinar o caminho da religiosidade e da moral a uma população que vivia desregradamente.
Seu rebuscamento reflete o conflito entre o terreno e o celestial, o homem e Deus (antropocentrismo x teocentrismo), o pecado e o perdão, a religiosidade medieval e o paganismo renascentista, o material e o espiritual, que tanto atormenta o homem do século XVII. Surge uma tendência sensualista, caracterizada pela busca do detalhe num exagerado rebuscamento formal.
HISTÓRIAO estilo Barroco teve sua origem na Itália e rapidamente se espalhou por toda a Europa chegando inclusive ao Brasil, na época ainda uma colônia de