Barroco
BARROCO: A ARTE DA DUALIDADE
PAULO GILBERTO B. FLORENCE JR. Orientador. Nestor Candi
PORTO ALEGRE
PAULO GILBERTO B. FLORENCE JR
BARROCO: A ARTE DA DUALIDADE Monografia apresentada ao Centro Universitário Ritter dos Reis para aprovação no Curso de Graduação em Design Gráfico sob a orientação do Prof ° Nestor Candi.
PORTO ALEGRE 2011
RESUMO Movimento artístico e filosófico que surge com o conflito entre a Reforma Protestante e a Contra Reforma. Seu objetivo era propagar a religião através de uma arte de impacto, sinuosa, enfeitada ao extremo. Arte altamente contraditória. A origem da palavra “barroco” é obscura, hipóteses têm sido consideradas mais aceitáveis: “barroco” era o adjetivo que designava certas pérolas de superfície irregular e preço inferior. De qualquer forma há um valor depreciativo na palavra, que durante muito tempo foi usada para indicar uma arte e uma literatura bizarra, extravagante. Palavras chaves: Reforma Protestante, Contra Reforma, arte, barroco, contraditório, literatura, religião, esculturas, Aleijadinho, ciclo mineiro, arte missionaria.
BARROCO (1601 - 1768) 1. ORIGENS E CARACTERÍSTICAS DO BARROCO O barroco foi uma tendência artística que se desenvolveu primeiramente nas artes plásticas e depois se manifestou na literatura, no teatro e na música. O berço do barroco é a Itália do século XVII, porém se espalhou por outros países europeus como, por exemplo, a Holanda, a Bélgica, a França e a Espanha. O barroco permaneceu vivo no mundo das artes até o século XVIII. Na América Latina, o barroco entrou no século XVII, trazido por artistas que viajavam para a Europa, e permaneceu até o final do século XVIII. O barroco se desenvolve no seguinte contexto histórico: após o processo de Reformas Religiosas, ocorrido no século XVI, a Igreja Católica havia perdido muito espaço e poder. Mesmo assim, os católicos continuavam influenciando muito o cenário político, econômico e religioso na