Barroco
O Barrocoé entendido como uma reação à clareza, organizaçãoe ordem do Renascimento, ocorreu e logo após o aparecimento do Maneirismo, que de certo modo o anuncia. O estilo originou-sena Itália e irradiou-sepelo restanteda Europa,chegandoaté as Américasportuguesae espanhola.
A palavrabarrocoé de origem portuguesa(barroco)ou espanhola(barrueco). Designa"pérola de forma irregular" e foi aplicada à arte produzida no Ocidente entre a última década do século XVI e a primeira metade do século XVIII.
Até quase o final do séculoXIX, o barrocofoi visto como estilo decadente, encarado com má vontade por historiadores críticosde arte. As tentativas de compreensãodo barrocosó adquiriram relevo a partir e da década de 1880.
Em 1887, CorneIiusGurlitt publicou o estudo Geschichtedes Barockstils ltalien (História do estilo in barroco na Itália), seguido de outros sobre a Alemanha e a França. Em 1888 Heinrich Wõlfflin publicou
Renaissance
und Barack, livro que deu início à verdadeira revisãodo barroco, levantandoo que seriam as categorias formaisfundamentaisdo estilo.
Mesmo com esses avanços conceituais quanto ao valor do estilo, só após a consagração do impressionismo, inícioda arte moderna, o barrococomeçoua ser amplamente aceito. no O barroco não aspiraa uma persistência tranqüila, conclusaem si mesma, mas a um perpétuo vir-a-ser, para enfatizar a idéia de movimento. No desejo de destacaras energiasem sua máxima tensão, criam-se conflitosde força e contradições, como a que se torna evidente entre a sensualidade das formas e um claro substratode aspirações místicas.Revalorizado estilo, fala-se hoje não apenas de artes plásticasbarrocas, o mastambém de um barrocoliterário e musical,de uma cultura, de um pensarou modo de ser barroco.
Contexto:
0
Enfraquecimento do poder católico com as transformações sucessivasdesencadeadas pelo
0
Contra-Reforma,aplicadaem grande parte pelosjesuítas:a Igreja procurase reorganizar. Concílio