Barroco
É que Minas foi berço de um dos maiores artistas brasileiros: Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.
Apesar de o Aleijadinho ter vivido e trabalhado no período do Arcadismo, sua obra era barroca. Optamos desse modo, por apresentá-lo neste tópico. Suas obras são o expoente máximo da arquitetura barroca no Brasil.
Mas não foi só na arquitetura que o Barroco brasileiro se destacou.
Para entender melhor o homem desta época, devemos conhecer as condições sociais, econômicas e religiosas que determinavam o panorama histórico do período que denominamos de Seiscentismo: * Na Europa, o Cristianismo se divide. * Contra-Reforma: para conter o avanço do protestantismo na Europa, a Igreja Católica criou o Concílio de Trento. O Concílio de Trento reafirmou os dogmas católicos, preservando a hierarquia clerical.
Uma das conseqüências da Contra-Reforma foi a criação da Companhia de Jesus. Outra conseqüência importante desse movimento foi a restauração do Tribunal do Santo Ofício. Ele era responsável pela Inquisição, que combatia os hereges. Enfim, era a "censura" da época. Todos os homens que não eram consideradas “bons cristãos” eram queimados na fogueira da Inquisição. Eram julgados os crimes “contra a fé”, que abrangiam o luteranismo, a feitiçaria, as blasfêmias e as críticas ao Catolicismo, entre outros.
Você sabia que a palavra Barroco significava, originalmente, pedra ou pérola irregular?
Por que será, então que os estudiosos escolheram esta palavra para definir as manifestações artísticas dos anos 1600 e início dos anos 1700?
Pense um pouquinho sobre isso, tendo em mente o conceito de irregular:
No período do Barroco, os homens viviam divididos entre dois mundos diferentes: o mundo terreno e o mundo celestial. Eles não conseguiam saber se, o melhor para ele seria optar pelas coisas do mundo material (as ciências, o corpo físico, os amores carnais) ou