Barramentos
Esse Trabalho tem como tema principal Arranjos de Barramentos. De forma clara e específica exprimiremos o tema abordado explicando e ressaltando suas respectivas características. Explicaremos suas funções, finalidades, conduzindo-o a um melhor entendimento de seu funcionamento. Veremos quais deles são mais confiáveis e consequentemente os que são menos confiáveis. Por fim realçaremos qual será o melhor barramento a ser utilizado em determinados casos.
Arranjo de Barramento
Pode se dizer que o barramento é ponto de encontro, divergência, dos fluxos de potências das fontes de energia elétrica, também é ponto de distribuição, repartição, para outras linhas e trafos.
Barramento Simples
Esse é o esquema mais simples de uma subestação. Como nesse esquema todos os circuitos são conectados a uma só barra, no caso de falha ou falta de energia, logicamente todos os circuitos serão desligados. Também por estar conectado a apenas uma barra sua manutenção é feita com o desligamento dos circuitos e subestação, porém o defeito em um dos circuitos será sanado pelo seu disjuntor, não afetando a barra da subestação.
Vantagens:
Instalações extremamente simples;
Manobras simples, normalmente ligar e desligar circuitos alimentadores;
Custo reduzido.
Desvantagens:
Falha no barramento ou num disjuntor resulta no desligamento da subestação.
A ampliação do barramento não pode ser realizada sem a completa desenergização da subestação.
Pode ser usado apenas quando cargas possam ser interrompidas ou tenham-se outras fontes durante uma interrupção.
A manutenção de disjuntor de alimentadores interrompe totalmente o fornecimento de energia para os consumidores correspondentes.
Barramento Simples com Utilização de By-pass
O sistema Barramento simples com a utilização do by-pass se diferencia do barramento simples pelo fato de possuir em cada um dos seus disjuntores