BAROTITE
A barotite média (barotrauma ou aerotite) é uma lesão no ouvido médio causada por uma pressão desigual de ar em cada um dos lados do tímpano.
O tímpano separa o canal auditivo do ouvido médio. Se no canal auditivo a pressão do ar proveniente do exterior é diferente da pressão do ar no ouvido médio, o tímpano pode lesionar-se. Normalmente, a trompa de Eustáquio, que liga o ouvido médio à parte posterior do nariz, ajuda a manter igualada a pressão em ambos os lados do tímpano, permitindo que o ar do exterior entre no ouvido médio. Quando a pressão do ar do exterior aumenta de repente (por exemplo, durante a subida de um avião ou ao mergulhar a determinada profundidade), o ar tem de atravessar a trompa de Eustáquio para igualar a pressão no ouvido médio. (Ver secção 24, capítulo 284)
Se a trompa de Eustáquio estiver parcial ou completamente obstruída devido a uma cicatrização, uma infecção ou uma alergia, o ar não chega ao ouvido médio e a diferença de pressão pode danificar o tímpano ou até fazer com que se perfure e sangre. Se a diferença de pressão for muito grande, a janela oval (a entrada do ouvido interno a partir do ouvido médio) pode romper-se, permitindo que o líquido do ouvido interno escape para o ouvido médio. A perda de audição ou a vertigem que ocorrem durante um mergulho profundo indicam que se está a verificar o referido escape. Os mesmos sintomas a manifestarem-se durante uma subida significam que se formou uma bolha de ar no ouvido interno.
As variações repentinas de pressão que se verificam durante um voo fazem com que a pessoa sinta dor ou que o seu ouvido fique tapado. A pressão no ouvido médio pode ser equilibrada respirando com a boca aberta, mascando pastilha elástica ou engolindo. As pessoas que tenham uma infecção ou uma alergia que afecta o nariz e a garganta podem sentir queixas quando viajam de avião ou mergulham. No entanto, se qualquer das actividades for necessária, um descongestionante, como gotas nasais ou um