BARAO DE MAUA
Como o próprio filme retrata, Irineu Evangelista de Souza agarrou as chances que teve para poder sobreviver na cidade do Rio de Janeiro,não posso deixar de mencionar que o trato que era dado aos escravos principalmente ao escravo Valentim me emocionou porque em época,onde se tratava o negro como mercadoria a atitude do futuro Barão de Mauá de libertar um escravo que nem chegou a ser seu foi de grande prova de caráter.
Irineu Evangelista de Souza vai trabalhar com o senhor Ricardo Carruther onde aperfeiçoa seu tino comercial o que o permitira sonhar e idealizar alguns projetos rumo ao desenvolvimento do Brasil.
Embora o Barão de Mauá tivesse as melhores das intenções para o desenvolvimento do Brasil sua luta sempre era interrompida pela busca incessante da oligarquia brasileira de querer lucrar sem ao menos produzir e claro também por estrangeiros que não acreditavam no progresso do Brasil.
O barão de Mauá contribuiu de forma imensurável para o desenvolvimento do Brasil embora tenao sofrido com golpes e atentados.
Assistir a filme é ver o Barão de Mauá construindo seu império, e ao mesmo tempo perder tudo que contribuiria para o Brasil expandir-se, isso nos remete a pensar que através dessas e outras atitudes que o Brasil é um País subdesenvolvido hoje. O filme, ainda trata de deixar bem claro que o Barão de Mauá busca recursos com outros países num momento em que o próprio império lhe negava ajuda para o desenvolvimento.
O Barão de Mauá embora falido ainda demonstra seu indiscutível caráter pagando tudo o que deve e retornando a sua cidade natal para um novo recomeço.