Barack obama
O Afeganistão foi invadido em outubro de 2001, logo após os atentados de 11 de setembro contra as torres gêmeas e o Pentágono. O Exército dos EUA tinha a missão de derrubar o Talibã do poder e combater a Al-Qaeda, impondo um governo fantoche de subserviência aos interesses imperialistas. O plano, no entanto, fracassou. Mesmo sob um governo títere dos EUA, o Afeganistão está mergulhado na violência e na miséria. O apoio popular aos grupos insurgentes que lutam contra a ocupação estrangeira nunca foram tão grandes. Várias regiões estão novamente sendo tomadas pelos talibãs, como a província de Farah e os distritos de Gulistan e Bakwa.
Ocupação no Iraque
A Guerra do Iraque começou em março de 2003, quando o então presidente dos EUA, George W. Bush, e o primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Tony Blair, ordenaram a invasão militar para derrubar o ditador Saddam Hussein.
As ocupações do Iraque e do Afeganistão se tornaram há muito tempo um fardo para o imperialismo. Se as tropas deixarem estes países, os governos não agüentarão e cederão facilmente aos grupos insurgentes. No entanto, permanecer nestes países significa mais dinheiro sendo jogado fora e mais crise política. Portanto, somente a população organizada em armas poderá garantir o fim da ocupação imperialista em curto prazo. No entanto, provas nunca foram encontradas. Atualmente, o país sofre com um pico de violência desde que os soldados dos EUA se retiraram em dezembro de 2011. Segundo a ONU, abril de 2013 foi o mês mais sangrento do país em quase cinco anos, com 712 mortos em ataques a bomba e outros tipos de confronto.
Histórico de votação de Barack Obama: Imigração e Saúde
( Imigração)
- Em 2007, Obama votou a favor de uma proposta que restringia o tráfego de caminhões comerciais do México nas zonas comerciais da fronteira.
- Também em 2007, ele votou a favor de uma proposta (rejeitada) para uma compreensiva reforma de imigração que previa o aumento da segurança nas