BANNER fungos
REVISÃO DE LITERATURA Aline ESPANHOL (G-FAFIJAN)
Pablo Américo BARBIERI (G-FAFIJAN)
Pamela Samara da Silva PEREIRA (G-FAFIJAN)
Samantha HIRT (G-FAFIJAN)
Lilian JANKE (FAFIJAN)
INTRODUÇÃO
Os fungos estão literalmente, em todos os lugares da Terra. Eles obtêm seu alimento secretando enzimas digestivas no substrato onde se desenvolvem. Essas enzimas catalisam a quebra de moléculas grandes em moléculas suficientemente menores para serem absorvidas pela célula fúngica.
Esse modo de nutrição, por absorção, é responsável tanto pelos aspectos positivos quanto negativos atribuídos aos fungos. O presente trabalho tem como objetivo principal a realização de uma pesquisa bibliográfica sobre a importância ecológica dos fungos.
- Crostoso: Aderido fortemente a rochas;
- Folioso: Aparência de pequenas folhas;
- Fruticoso: Ereto, ramificado e arbustivo;
Os líquens tem um papel nítido no funcionamento dos ecossistemas, são indicadores muito sensíveis ao componentes tóxicos do ar.
DESENVOLVIMENTO
O condicionamento ou catabolismo é a colonização de matéria orgânica por microorganismos, essa colônia é composta por uma comunidade microbiana basicamente formada por fungos e bactérias, tendo os fungos maior relevância que as bactérias neste processo, em termos de biomassa e atividade.
Os fungos são responsáveis por desempenhar um papel fundamental na ciclagem de nutrientes na natureza, principalmente no ciclo de carbono, já que são capazes de degradar a lignina, contribuindo também para a manutenção do ciclo de outros elementos como nitrogênio, fósforo e potássio, sendo eles incorporados ao componentes insolúveis das paredes celulares.
Existem vários tipos de fungos que exercem relações diversas com muitos organismos, um exemplo dessas relações é exercida pelas micorrizas, que são formadas pela associação de fungos com as raízes das plantas hospedeiras, exercendo assim uma relação mutualística, constituindo-se em um importante fator de