cOMPOSTAGEM
APRESENTAÇÃO:
O lixo é atualmente um dos maiores problemas ambientais em escala global, pois o crescimento da população mundial gerou um aumento na quantidade de resíduos sólidos e líquidos, tornando-se uma ameaça ambiental e social, tendo em vista que o lixo provoca a poluição e a contaminação do solo e da água, promove a liberação de gases do efeito estufa e desencadeia a proliferação de insetos transmissores de doenças. Cerca de 50% de resíduos coletados diariamente são compostos por resíduos provenientes de lixo orgânico, possibilitando então, o processo da compostagem. (Fonte: Cempre, 2010).
O que é compostagem?
Compostagem é um processo de transformação de matéria orgânica, encontrada no lixo, em adubo orgânico (composto orgânico). É considerada uma espécie de reciclagem do lixo orgânico, pois o adubo gerado pode ser usado na agricultura ou em jardins e plantas. A compostagem é realizada com o uso dos próprios microrganismos presentes nos resíduos, em condições ideais de temperatura, aeração e umidade. (fonte: http://www.suapesquisa.com/reciclagem/compostagem.htm)
Importância para o meio ambiente e saúde das pessoas. A compostagem, usada principalmente na zona rural, é de extrema importância para o meio ambiente e para a saúde dos seres humanos. O lixo orgânico, muitas vezes, é descartado em lixões, ruas, rios e matas, poluindo o meio ambiente. Além disso, o acúmulo de resíduos orgânicos a céu aberto favorece o desenvolvimento de bactérias, vermes e fungos que causam doenças nos seres humanos. Além disso, favorece o desenvolvimento de insetos, ratos e outros animais que podem transmitir doenças aos homens.
OBJETIVOS:
>> GERAL:
Desenvolver o pensamento crítico dos alunos sobre os problemas socioambientais e suas possíveis soluções para minimizar os impactos decorrentes deste processo.
>> ESPECÍFICOS:
Desenvolver uma percepção