Banho De Areia
Resumo:
Para realizar separação de dois elementos, sendo eles o cloreto de sódio dissolvido em água, o método a ser utilizado é o banho de areia.
Para que a separação da mistura seja feita, submetemos a mistura em uma capsula de porcelana, sobre um vasilhame de aço contendo areia, o vasilhame é aquecido, fazendo com que a areia seja aquecida e transmita seu calor para a capsula, aquecendo a mistura. A água não entra em ponto de ebulição, mas as moléculas de água se desprendem da mistura com cloreto de sódio, evaporando lentamente.
Introdução:
Para distribuir o calor de maneira uniformemente em uma capsula de porcelana, utilizamos o banho de areia. A areia distribuída em um recipiente metálico é aquecida por um bico de Bunsen, esse calor presente na areia é transmitido para capsula de porcelana, que de maneira lenta aquece a mistura presente nela.
A mistura de cloreto de sódio e água aquece lentamente, a região de mistura que tem maior contato com a porcelana recebe maior quantidade de calor. As moléculas de água se desprendem do cloreto de sódio, o cloreto de sódio e disposto nas bordas do recipiente de porcelana e podemos observar a evaporação lenta da água.
Objetivo:
Eliminar a água presente na mistura de cloreto de sódio com água.
Conclusão:
Concluímos que para a separação do cloreto de sódio e da água, utilizando o banho de areia, temos um processo eficaz e lento.
Caso seja adicionada uma quantidade grande de água, o experimento leva tempo maior para que haja a separação, caso ocorra o contrario, observamos com mais rapidez a separação das moléculas.
O calor transmitido pela areia faz com que as moléculas de água se desprendem da mistura, mas não visualmente ebulição, o ponto de ebulição das duas moléculas é diferente.
Podemos concluir que o processo é eficaz, pois observamos a separação de água com o cloreto de sódio, alcançamos os objetivos. Levando em conta a transmissão de calor, ela ocasiona o processo ser mais lenta, caso a capsula