Banda Larga
Este artigo pretende elucidar a você, caro leitor, as principais características das conexões de banda larga mais populares – bem como suas vantagens e desvantagens.
ADSL
O significado de ADSL é Asymmetric Digital Subscriber Line, ou “Linha Digital Assimétrica para Assinante”. A palavra chave aqui é “assimétrica”, pois define a forma como a conexão lida com o fluxo de informações: maior em um sentido que em outro (em outras palavras, a velocidade de download é maior que a de upload).
Esse tipo de conexão funciona a partir de uma linha telefônica, com a vantagem de possibilitar ao usuário navegar ao mesmo tempo em que conversa por telefone (ao contrário da internet discada); para evitar a interferência de uma com a outra, normalmente é utilizado um filtro de linha.
Vantagens:
A largura da banda varia muito pouco, sofrendo algumas reduções apenas nos horários de pico;
Não ocupa a linha telefônica;
Variedade na largura da banda (256 Kbps, 512 Kbps etc.) por preços acessíveis;
Bom desempenho em jogos online ou outros serviços que exijam troca rápida de informações.
Desvantagens:
Sua instalação necessita a existência prévia de cabeamento telefônico;
Péssima para empresas e para servidores (de jogos ou afins), devido à velocidade limitada de upload.
Cabo
A internet a cabo funciona de forma semelhante à ADSL, com algumas diferenças básicas: a primeira é que não há assimetria no envio e recebimento de informações (as velocidades de download e upload são iguais); além disso, a estrutura utilizada não é a telefônica, mas sim o cabeamento da televisão.
O Cabo e a ADSL são os principais tipos de conexão disponíveis aos usuários domésticos. Sua supremacia, no entanto,