Bancos
O trabalho propõe-se a apresentar conceitos fundamentais na área de gestão da segurança no trabalho, abordando a sua evolução histórica, desde a revolução industrial até os dias atuais, descrevendo os principais avanços, inovações e conquistas da área.
O estudo concentra-se na análise dos resultados obtidos com a implantação do PPRA (programa de prevenção dos riscos ambientais) em uma empresa do setor madeireiro, localizada na região de Bauru. Foi realizada a coleta de dados por meio de medições de níveis de agentes ambientais a fim de analisá-los e compará-los com seus respectivos níveis de tolerância. A análise dos dados indicou que não deve haver preocupação, visto que a grande maioria dos valores coletados encontra-se abaixo dos níveis de tolerância e os que estão acima do mesmo podem ser reduzidos com o uso de EPIs.
Palavras chave: gestão de segurança e saúde no trabalho, PPRA, ergonomia.
ABSTRACT
The study proposes to present fundamental concepts in work security management, approaching its historical evolution, since industrial revolution until currently, describing the greatest progress, inovations and conquests.
The research focus on analysis of results obtained with the implementation of Prevention Program of Environmental Risks (PPER) in an organization of wood sector, located in Bauru's region. A data collection was realized by measuring environmental agents and comparing them with their tolerance levels. The analysis of data indicated that there should be no concern, once the most of values collected are below tolerance levels and the few that are above these levels can be reduced by using Personal Protective Equipment (PPE).
Keywords: work security and health management, PPER, ergonomics.
1. INTRODUÇÃO
As mudanças advindas da revolução industrial originaram uma série de manifestações que influenciaram sobremaneira a as condições do ambiente de trabalho, visando melhorar a qualidade de vida do trabalhador e melhorar seu