Bancos
Do UOL, em São Paulo 14/03/201308h56 > Atualizada 14/03/201311h20
Comunicar erroImprimir
O Banco Central piorou a perspectiva de inflação para este e para o próximo ano e afirmou que a política monetária deve ser conduzida com cautela diante das incertezas que permanecem, informou a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).
"Embora essa dinâmica desfavorável possa não representar um fenômeno temporário, mas uma eventual acomodação da inflação em patamar mais elevado, o Comitê pondera que incertezas remanescentes --de origem externa e interna-- cercam o cenário prospectivo e recomendam que a política monetária deva ser administrada com cautela", afirmou o BC no documento.
Na semana passada, o Copom decidiu manter a Selic na mínima histórica de 7,25% ao ano pela terceira vez seguida, mas deixou a porta aberta para elevá-la, ao retirar a expressão "por um período de tempo suficientemente prolongado", ao se referir às condições monetárias.
O BC continuou piorando suas projeções de inflação tanto para este ano quanto para 2014. Pelos cenários de referência e de mercado, as estimativas de inflação de 2013 subiram e se encontram acima do centro da meta, de 4,5% pelo IPCA. Na ata de janeiro, a autoridade monetária já havia elevado suas contas para a inflação, que também estavam acima da meta
"Para 2014, a projeção de inflação aumentou em relação ao valor considerado na reunião do Copom de janeiro e se encontra acima do valor central da meta, em ambos os cenários", acrescentou o BC. No documento de janeiro, no entanto, o BC havia informado que as projeções estavam "ligeiramente acima" da meta.
Como já havia dito no comunicado divulgado imediatamente após a reunião da semana passada, o Copom afirmou que "irá acompanhar a evolução do cenário macroeconômico até sua próxima reunião, para então definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária".
Apesar de