Bancos estudais - dos problemas crônicos ao proes

3636 palavras 15 páginas
BANCOS ESTADUAIS: DOS PROBLEMAS CRÔNICOS AO PROES

CURITIBA
2011

BANCOS ESTADUAIS: DOS PROBLEMAS CRÔNICOS AO PROS

Trabalho de graduação apresentado à disciplina de Economia Brasileira da FAE Centro Universitária.

CURITIBA
2011
Sumário Introdução 4 Bancos Estaduais: dos Problemas Crônicos ao Proes 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 18 REFERENCIAL BIBLIOGRAFICO 19

Introdução

Este trabalho destina-se a apresentação dos fatores que levaram a desestatização dos bancos estaduais no Brasil.
Baseado no livro ´´Bancos Estaduais: dos Problemas Crônicos ao Proes´´ de Cleofas Salviano Junior, 2004, ex-funcionário do Banco Central e coadjuvante da implementação do Proes desde 1997.
Iremos abordar de forma sucinta quais motivos levaram os Estados a optarem pela criação de seus bancos, quais os problemas crônicos á essas instituições financeiras, as tentativas por parte do Governo Feral do salvamento dessas instituições até os programas implementados e a dissolução dos bancos estaduais.

Bancos Estaduais: dos Problemas Crônicos ao Proes

O dia é 20 de novembro de 2000. O local é a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. Apesar da calma aparente da cidade no dia de feriado, o sistema financeiro acorda ansioso para saber quem vai comprar o Banespa – Banco do Estado de São Paulo, que por 80 anos sobreviveu como banco público. Carlos Eduardo de Freitas, diretor do Banco Central, é quem coordena a venda, um processo que se iniciou dois anos antes e que envolve todo sistema financeiro nacional. Apesar da alta expectativa para saber quem irá comprar o banco, é ainda maior a expectativa sobre a possível interrupção do leilão, já que a dias segue uma espécie de guerrilha judicial entre o governo e os sindicatos.
Muito bem preparados e com as estratégias definidas, os representantes dos maiores bancos do país, Unibanco, Bradesco e Santander, aguardam o início do leilão. A primeira grande surpresa foi a desistência em cima da hora do Itaú, e a segunda, foi a

Relacionados