Banco do Brasil
Fazem parte do sistema financeiro nacional os seguintes grupos de instituições, entidades e empresas:
Instituições Financeiras Captadoras de Depósitos à Vista;
Demais Instituições ,intermediários ou Auxiliares Financeiros;
Entidades ligadas aos Sistemas de Previdência e de Seguros;
Administradoras de Recursos de Terceiros; e,
Empresas ou entidades ligadas à Custódia e Liquidação de Títulos públicos e privados.
Esse conjunto de instituições, entidades e empresas é responsável pela captação e transferência de recursos financeiras, pela administração da previdência privada, dos seguros, de recursos de terceiros e pela distribuição,circulação e liquidação de títulos e valores mobiliários.
Todo esse conjunto é regulado e fiscalizado por outros organismos e entidades hierarquicamente superiores,pertencentes às instâncias maiores do governo federal.
São eles:
Banco Central do Brasil,
Comissão de Valores
Mobiliários, Superintendência de Seguros Privados e
Secretaria de Previdência Complementar.
Cada um desses órgãos, por sua vez, é regulado e recebe outros poderes reguladores e fiscalizatórios do Conselho Monetário Nacional, que é o órgão responsável maior pela definição das diretrizes deatuação de todo o sistema financeiro.
Existem dois tipos de intermediação financeira – a direta e a indireta – e sua diferença é fundamental para o poupador. Direta os recursos do poupador são transferidos para o tomador do empréstimo e quem assume o risco pelo não pagamento é o próprio poupador.
A instituição financeira age apenas como corretora e seu ganho se limita às taxas que cobra.
São exemplos de intermediação direta os fundos de investimento, as carteiras administradas e a venda de títulospúblicos.
Na forma indireta, os recursos do poupador são repassados para a instituição financeira e desta para o tomador do empréstimo. O poupador deposita seu dinheiro na instituição financeira.
A instituição tem o livre